quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alan Leo

Alan Leo, Frederico Guilherme Allan (Westminster, 7 de agosto de 1860 - Bude, 30 de agosto de 1917) foi um destacado astrólogo britânico, autor, editor e teósofo, e é considerado por muitos como o pai da moderna astrologia.

Leo, que tomou o nome de seu signo solar, como um pseudônimo, fundou a Loja Astrológica da Sociedade Teosófica em 1915.

Ele é creditado como sendo um dos astrólogos mais importantes do século 20, porque seu trabalho teve o efeito de estimular um renascimento da astrologia no Ocidente após a queda geral no século 17. Leo era um teosofista devoto e trabalhou muitos dos conceitos religiosos, como carma e reencarnação em sua astrologia. Ele usou as vastas ligações internacionais da Sociedade Teosófica para publicar, traduzir e divulgar seu trabalho em toda a Europa e América, e foi exatamente nesses países que a astrologia começou a ser reavivada.

Leo estava um pouco desanimado com a complexidade da astrologia e de como ela era inacessível à média dos estudantes. Como resultado partiu para simplificar drasticamente a astrologia, a fim de torná-lo mais fácil de divulgar, aprender e praticar. Um exemplo dessa simplificação foi o seu ensinamento de que os significados de certos sinais, as casas e os planetas são essencialmente muito semelhante e intercambiável, quase ao ponto de ser a mesma coisa ou que tenham o mesmo significado.

Ele também iniciou o movimento rumo a uma astrologia mais psicológica, porque ele foi o primeiro astrólogo que realmente direcionou o foco mais para a interpretação de personagens ao invés da previsão de eventos.

Já no fim de sua vida, em 1909, ele viajou com sua esposa para a Índia onde estudou astrologia indiana por um breve período de tempo. Dois anos mais tarde em 1911 voltou à Índia para uma segunda vez. Como resultado de seus estudos em Inidia, mais tarde ele tentou incorporar partes da astrologia indiana no modelo ocidental astrológicos que ele havia criado, e embora esta síntese das duas tradições não totalmente capturada no ocidente, houve algumas técnicas específicas que foram apanhadas pelos astrólogos posteriores, como o decanato e a dwadashamsha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário